sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Corre, descansa, corre, descansa... em modo séries!



RUMO À MEIA MARATONA
(Corrida dos descobrimentos-8 Dezembro)

TREINOS DE SÉRIES

A preparação para a minha 1ºMeia Maratona começou à séria… é hora de me preparar para no dia 8 de Dezembro alcançar o meu principal objetivo: FINALIZAR EM MODO SORRIR!

Aplicação instalada, treinos definidos … toca a dar corda aos ténis! E tenho definidos alguns treinos de séries os quais nunca fiz mas tenho noção que são importantes, no meu caso, não tanto para aumento de velocidade pois a minha intenção não é em termos de tempos, mas para desenvolver a capacidade de manutenção de um ritmo constante. Quando participo em provas que têm sido de 10Km, verifico que a maior dificuldade começa aos 8KM, começa o corpo a “quebrar”, a dificuldade em gerir a respiração, a ansiedade do estar quase mais ainda faltam Kms para terminar (os intermináveis 2KM). E este aspeto para quem se propõe a participar numa Meia Maratona é algo que me preocupa, como conseguirei fazer 21KM, se quando chego aos 8KM travo uma luta com o meu corpo e mente para conseguir finalizar? Tenho a perfeita noção que há muito a fazer, mas nada se consegue sem ESFORÇO, uma PROVA é o resultado do que fazemos nos treinos que servem para nos preparar para o MOMENTO…

Antes de iniciar os treinos de séries fiz algumas leituras para perceber em que consistiam e isso foi importante para na prática perceber o que ia ser exigido ao meu corpo e como este se adaptava a este tipo de treinos.



“Mas o que são os treinos de séries?

Treinos de séries são treinos intervalados. Estes treinos, por sua vez, consistem na fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação. Isto é, alternar a intensidade do exercício, intercalando picos de esforço (num ritmo de moderado a forte), com pausas de recuperação (em ritmo leve).” (https://runningvsscience.blogs.sapo.pt/treino-de-series-o-que-e-e-para-que-4108)







O “meu” GARMIN 620: EU E AS TECNOLOGIAS!!

Cá por casa temos um Garmin 620 que eu apenas tinha utilizado na Prova de Loures mas cuja nossa relação não começou muito bem pois bloqueei-o e de nada me serviu. Mas com treino em séries dei-lhe mais uma oportunidade, descarreguei o treino no Garmin e estava preparada, ainda que meio receosa de o bloquear. Mas correu tudo bem e não conseguiria realizar esse tipo de treinos sem o este tipo de suporte, mas senti-me, literalmente, comandada pela máquina!! 


1ºTREINO DE SÉRIES:

Aquecimento 1Kmpace 5.45/séries: 8x300 pace«5 com 1.10m de intervalo/ fim 2Km pace 6

E não é que estava com borboletas na barriga perante este treino, uma novidade para mim… tinha receio de não conseguir que o corpo cumprisse o estabelecido… e o primeiro treino ficou marcado por um controlo da “máquina” sobre mim, limitei-me a obedecer… ora corre, ora descansa, ora corre, ora descansa…senti que o tempo passava de modo diferente, o treino passou num instante… ao inicio tive alguma dificuldade em controlar a velocidade e corria depressa demais, mas depois comecei a conseguir controlar-me nos tempos estabelecidos, quer de corrida como de descanso.

Sinto que este tipo de treinos exige maior foco no nosso corpo, na parte física, mas também na capacidade mental de conseguir perceber como responde o corpo e até onde conseguimos exigir de nós mesmos de modo a superar-nos…














E assim sigo rumo à MEIA MARATONA preparando-me o mais possível para que seja um dia memorável em BOM… e assim a CORRER SOU FELIZ!

8 comentários:

  1. Também vou correr essa, já a corri em 2018. Qual a aplicação que usa?

    ResponderEliminar
  2. Já fiz essa prova o ano passado, não ia mt bem preparada fiz 1h58m. Este ano queria melhorar. Estamos juntas bora lá. Que aplicação de treinos usa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será minha 1meia... tenho feito provas 10km, mas há aquela curiosidade de passar a barreira dos 10... o meu objetivo não é tanto nivel tempo mas finalizar, e sem sofrimento...estou usar runtastic

      Eliminar
  3. Para a meia maratona tb pode treinar rampas, aumenta e muito a resistência. Força

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ler, mas no ser caso para a sua velocidade podia ter trocado os 70seg de recuperação por 200m ia dar ao mesmo, e para quem nao esta habituado é mais facill de entender. força eu também estou a treinar para a minha primeira maratona vai ser em novembro (Porto).não gosto das séries mas faz bem para a corrida.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada... num primeiro momento p corpo e mente estranham, depois habituamo nos e percebemos n prática para que serve...

    ResponderEliminar