domingo, 22 de setembro de 2019

INDO EU, INDO EU A CAMINHO DE OEIRAS…



Corrida do Tejo

22/09/2019


7h da matina, domingo de manhã e toca o relógio… mas hoje não é dia de descanso? SIM,  e é dia de fazer o que gostamos… bora lá correr que é dia de Prova… Corrida do Tejo 2019.

A azáfama matinal cá por casa… começa a “correria”… os sacos do banho prontos, outfit desportivo pronto, miúdos entregues aos avós, tomar pequeno almoço bem ligeiro, hidratar e pomo-nos a caminho de Lisboa, não esquecer os dorsais! A dupla cá de casa está a postos!!




O caminho Coruche/ Lisboa dá para refletir sobre estratégia, objetivos, perceber que a temperatura amena irá ser uma boa ajuda, e gerir as “borboletas na barriga” dizendo para mim mesma:

- Vou Correr, vou divertir-me, vou puxar por mim, vou aproveitar… e VOU CONSEGUIR!




OS TREINOS

Há cerca 7 semanas comecei a seguir um programa de treinos, treino três vezes por semana, um dos treinos é de séries (o que numa fase inicial foi complicado mas tenho sentido resultados positivos), e outro treino LONGO ( onde tenho muita dificuldade quando ultrapasso 10KM). O programa de treinos visa preparar-me gradualmente para a minha 1º MEIA MARATONA, a dos Descobrimentos que ocorrerá no dia 8 de Dezembro, no entanto vou participando nalgumas provas de 10KM que também fazem parte deste percurso de preparação.

O passar a seguir um plano de treino tem sido benéfico, sinto evolução muito positiva na minha capacidade de resistência quer física como mental, e para mim que gosto de sentir organização no que faço tem sido muito positivo ter plano de treinos (que cumpri praticamente todo: falhei apenas 2 treinos)






CORRIDA DO TEJO 2019

10000 inscritos… ASSUSTADOR… 



Chegada ao local de partida, uma inundação de atletas, equipas, a solo, mulheres, homens, crianças… uma inundação de cores estampadas em milhares de t-shirts… e o ambiente está rubro… aproxima-se a hora… eu e o meu namorido separamo-nos, ele vai SUB50 e eu SUB60, e quando chego entrada não cabia nem mais um alfinete… tive de me dirigir 3º vaga de partida, saltar a vedação e encontrar um milímetro de espaço…



PARTIDA…


E provas com tantos participantes este é o momento que considero mais “complicado”, o arrancar é muito lento e temos de ser cautelosos para evitar alguma queda… passando a META há que manter alerta pois há muita ultrapassagens , mas passando o primeiro KM já começo a sentir-me mais segura, já tenho o “meu” espaço, começo a correr no meu ritmo, e… ao 2KM  uma subida terrível e o pensamento é “ logo a seguir vem a descida”, e  após “escalar e montanha” foi aproveitar (cautelosamente) a descida e voltar a manter ritmo… o tempo estava perfeito, uma brisa boa sem ser em demasia… animação a motivar… espectadores a puxarem por nós gritando “ Já falta pouco”  (ainda estávamos a começar)…

Aos 5KM… hidratar e trabalhar a parte mental dizendo para mim “estás a meio, agora é continuar”… ainda vou dando espreitadela ao cenário maravilhoso daquele percurso, em que a marginal é invadida por um colorido humano fantástico… olho em volta, e começam a surgir caras cansadas, pessoas que abrandam, outras que param… é momento de me focar e CONTINUAR… atrás de mim oiço “ Vamos lá que a Correr somos Felizes” (alusão à frase da minha t-shirt)…




Na parte final ainda há uma subida para ser ultrapassada, e continuo a pensar que a seguir vem uma descida que tenho aproveitar … a META começa a estar muito próxima e simultaneamente tão longe… começa o confronto do físico (pernas pesadas) com o mental (querer dar tudo por tudo)… e no último KM é usar toda a energia que resta… mas parece mesmo que a Meta “ganha pernas” e nos foge… e finalmente FINALIZO… passo a meta com tempo chip 56.33…




E? 

O objetivo que tinha estabelecido para a Corrida do Tejo era fazer a pace 5.20, não consegui, fiz pace 5.38… esforcei-me para alcançar o objetivo mas não consegui… quase…
Mas observando os números (aplicação Runtastic) não me saí mal… melhor pace 05:06 (2ºKM)… toda corrida andei abaixo pace 6, à exceção  9KM que fiz 06:09…
Curioso é o confronto com tempo que fiz ano passado e o deste ano nesta mesma prova … resultado do meu Esforço, ao longo destas semanas de treinos…



2018- 1:04:30
2019 – 56.33







Refletindo…

Nada se consegue sem trabalho, sem Esforço… treinar 3 vezes por semana e encaixar na correria do quotidiano não é fácil, mas quando se quer tudo se faz… treinar é muito importante, é preparar o nosso corpo para participar na Prova de um modo positivo, sem ser um sacrifício mas sim como algo prazeroso. E sim quando vou a meio da Corrida sinto cansaço, mas também sinto que é um momento para usufruir, quer do ambiente, do convívio… é sentir que fazes parte de algo que te faz bem e FELIZ!





Ao finalizar a prova, após passar a Meta um atleta sorriu me e disse-me “ Tenho de lhe dizer uma coisa, há aí muitas frases em t-shirts mas a sua é bem verdade, Correr é Ser feliz !!” , ainda que a minha cara naquele momento não estivesse no  melhor, agradeci e esbocei o meu melhor SORRISO!  Há coisas que não se explicam, sentem-se... a verdade é que 10000 pessoas sairam das suas casas a um domingo para ir CORRER… e é esta energia que nos faz acordar cedo a um domingo para participar numa Prova, que nos faz treinar ao calor e chuva, que nos faz contrariar a preguiça que tantas vezes é tentadora… porquê? Porque a CORRER SOU FELIZ!
(tempo da aplicação Runtastic)



Sem comentários:

Enviar um comentário