domingo, 21 de abril de 2019

QUANDO NÃO É APENAS UMA CORRIDA... É UMA FESTA!!



Anunciava-se assim a Scalabis Night race: “ 10km alucinantes no centro histórico de Santarém, com campinos, fandango, tinto, pampilhos e bifanas!

E foi isso e muito mais… que dia!

Está na hora de rumar a Santarém
Em casa a loucura da preparação do material, o equipar, o não esquecer nada (mas fica sempre alguma coisa)… o beber água, e mais beber água, e voltar beber água…o deixar o pequenote que ainda não vem nestas andanças... e pronto lá vamos nós rumo a uma tarde/noite em modo desportivo…



Spot para levantar dorsais
O espaço para levantar os dorsais mais parecia o terminal de um aeroporto, e na realidade ficamos logo com a sensação “ vai ser uma viagem altamente”. E toca a levantar dorsais e t-shirts, a observar a imensa listagem de inscritos quer para a Kids Race, a Caminhada de 5 Km e para Corrida de 10Km, no total 5000 inscrições… prometia!!





Kids Race
O nosso João Pedro ( 9 anos) foi participar na Kids Race. Uma Corrida dividida por várias faixas etárias e que colocou miudagem a correr, o João pertencendo ao ano de 2010 fez um percurso de 500m e lá ganhou a sua primeira medalha. Como pais gostamos de ver os nossos filhos envolvidos em atividades saudáveis, o João tem sido um pouco influenciado (não obrigado) pelo fato dos pais andarem nas corridinhas, além disso também tem a acompanhar a sua amiga Maria Inês o que também estimula-o mais a querer correr. No caso do nosso João considero ser positivo perceber que o mais importante é participar, divertir-nos e não focar-se tanto no querer ganhar, no entanto, é algo que vai percebendo gradualmente, até porque é caraterística destas faixas etárias o querer ganhar e quando não acontecesse sentem alguma frustração, mas na vida nem sempre ganhamos, e é importante sabermos, nós pais, gerir isso mesmo com eles.
Mas vê-lo todo orgulhoso com a sua primeira medalha deixa-nos muito felizes e com toda a certeza será um momento a fazer parte das suas boas memórias.


Corrida 10Km
A tarde foi longa antes de chegarmos à hora de PARTIDA (21h)

Lanche no Quinzena- o Quinzena é um espaço tradicional de santarém, a bela taberna à boa moda ribatejana. O lanche inclui algumas iguarias como pica pau e ovos com farinheira, mas apenas bebi água, não fosse outra bebida ter efeitos negativos no meu desempenho.

20.30- começa a sentir-se a adrenalina do está quase! É o momento de ir ao WC… e toda gente se lembra do mesmo, por isso filas e filas… despachada esta parte muito importante, toca a fazer um pequeno aquecimento e fiz uma pequena corridinha ( já corria pessoas por todo o lado, a várias velocidades… ) … a hora aproxima-se e toca a ir para a zona de partida, muito parecido com um “ galinheiro” lotado… para esta corrida resolvi apenas levar aplicação ligada mas não fui com fones a ouvir música como tenho feito em todas as  corridas… queria usufruir daquele ambiente FESTA…
E …9…8…7…6…5…4…3…2…1 … PARTIDA


Com tantos participantes foi uma partida meio a andar, até para evitar tropeçar e ser abalroada por aquela multidão… tem uma vantagem, estás ali, ou corres ou corres, já não há volta a dar! Mas sim, eu queria correr… e lá comecei, a minha estratégia foi não abusar nos primeiros Kms para ter energia para finalizar, o que tenho sentido nas corridas em que já participei é que começo muito depressa e depois ao finalizar vou em sofrimento o que acaba por influenciar as minhas prestações de um modo negativo… o percurso foi simplesmente maravilhoso… havia muitas pessoas nas ruas a puxar por nós, e quando alguém gritava o nosso nome era tão bom… houve banda super animada… campinos e cavalos… rancho… sr. do saxofone… a Tuna … os miúdos a quererem “dar um 5”… além disso passamos pelo coração de Santarém por locais muito emblemáticos , em que destaco a passagem nas Portas do Sol em escuridão quase total onde avistávamos as luzes das terras próximas (uma sensação única), e também destaco uma passagem que me emocionou muito nas Cavalariças em que entramos no espaço e quando ia a sair estava uma musica a dar que era “ E depois do Adeus” (Paulo Carvalho) e que me deixou de lágrima (coisa fácil) porque me fez pensar “ Para eu poder estar aqui, em LIBERDADE, alguém lutou para que isso fosse possível” …
E estava quase a finalizar… há aquele momento em que percebo que só falta 1Km e então é o dar o tudo por tudo, e sim ainda havia pernas para isso, entrar na zona da Meta é uma sensação indiscritível, ver e ouvir as pessoas a puxarem por nós, e depois há aquele MOMENTO… o meu João Pedro junta-se a mim e puxa-me para a Meta… e olhar para os olhos dele de felicidade e orgulho é algo muito especial… um momento tão nosso… 

Resumindo… foi uma corrida com muito Sentir, muita para observar, para ouvir… sinto que os treinos e o descanso resultaram muito bem e tiveram reflexo positivo na minha prestação… 55 minutos25segundos foi o meu melhor tempo e foi conseguido com ESFORÇO mas sem sofrimento, e finalizado em grande com Bifana, pampilho, suminho e algo que levei na minha mente a corrida toda: ALGODÃO DOCE!!


Scalabis Night Race a ficar na minha AGENDA, para repetir… mais que uma Corrida foi uma verdadeira Festa do Desporto que mobilizou uma cidade em torno deste evento… 


E assim … A CORRER SOU FELIZ!

Sem comentários:

Enviar um comentário