domingo, 16 de junho de 2019

CORRER NA NAZARÉ… uma ONDA GIGANTE de emoções!






15 junho 2019 pelas 20h 5ª edição Corrida da Nazaré: 10KM

É o 2ºano em que participo nesta corrida, é uma vila que gosto muito, o ambiente é fantástico, o correr a ver o mar ao nosso lado, o percurso … 



Como a Corrida era às 20h deu para que o próprio dia fosse de descanso e preparação, uma noite bem dormida, alimentação à base de massa e frango, fruta, e cerca 2L de água… saímos pelas 16h de Coruche rumo à Nazaré e já começava aquele nervoso miudinho, não consigo evitar, apesar de ter feito três mini treinos durante a semana, de me sentir bem,  de ter como objetivo finalizar, de preferência em menos tempo que na anterior Corrida das Pontes, há sempre a dúvida: será que me vou aguentar?


A hora do inicio da prova começa a aproximar-se, e confesso que, apesar de me deixar de “borboletas na barriga”, adoro o ambiente antes e pós prova, o antes vemos de tudo, ora cara mais felizes, ora caras mais nervosas, ora pessoas muito confiantes, ora outras nada confiantes… eu nem sei bem avaliar em que grupo me insiro, sei que prefiro estar “ na minha” a observar… e lá nos posicionamos para a Partida… e COMEÇA… o começar é meio stressante pois a maioria arranca com muita velocidade, pessoalmente, prefiro começar com mais calma dando tempo ao corpo para entrar no ritmo e procurar não gastar logo no inicio muita energia pois sei que vou precisar dela mais para o final…


Os primeiro  Kms são feitos com aquela energia inicial, começa a piorar quando temos a “subida”, começo a observar pessoas a ficar para trás, outras a parar, e neste momento é insistir, a minha estratégia passou por pensar “tudo o que sobe, a seguir desce” , e foi o que aconteceu após aquela subida (tortura), comecei a descer rumo ao “Coração” da Nazaré, e aí é aproveitar para ganhar tempo perdido na subida, além disso há uma motivação extra, imensas pessoas a assistir de um modo muito efusivo passando uma energia fantástica…

Aos 5km começa a “tortura”… e na minha opinião isto acontece porque os treinos que faço limitam-se a esses Kms, por isso é uma “lição” tenho insistir em treinar mais KMs para quando chegar provas não ser tão difícil…

Aos 8 Kms, ainda que já sentisse o cansaço foi o mentalizar-me “está quase”, como tinha aplicação ligada sabia que pace ia fazer  e queria garantir que ia finalizar com um bom tempo, neste momento começa a “luta” entre corpo e mente… aos  9Kms , começo avistar meta, o apoio das pessoas e há olhares que nos dão mesmo muita energia, e foi dar o meu melhor… e finalizei com 54.46 (tempo Chip), o meu melhor tempo… e neste momento todo o cansaço é esquecido, valeu a pena, é uma sensação única, FINALIZEI e superei fazendo o meu melhor tempo… só podia terminar a SORRIR  (acompanhado das lagrimitas que fazem parte do meu finalizar)…



MOMENTOS…



·        E quando aos meus 6Km me cruzo com os primeiros que já iam a caminho da meta… é um privilégio observar a entrega destes verdadeiros atletas, a conjugação do esforço físico com a mente o que se traduz nas suas expressões faciais… e no pelotão da frente lá vinha uma atleta ( Sporting) cheia de energia…



·        E quando ao nosso lado vai um senhor sexagenário e nos ultrapassa com uma tranquilidade invejável (no bom sentido)…



·        E quando ao nosso lado vai criança com cerca 10 anos que começou com a mãe e depressa ganhou terreno fazendo a sua corrida… ainda o acompanhei cerca 1Km e que privilégio observar o seu esforço, e não passou despercebido, quem com ele se cruzava tinha o mesmo olhar brilhante …



·        O ambiente nas ruas- das provas em que participei na Nazaré o ambiente é único, é um calor humano, sorrisos, palmas… uma energia extra



·        A Meta… avistar a Meta é uma sensação única, é o “valeu pena”, esforcei-me e finalizei… Consegui… é um Sentir a vários níveis … não tem ver com prémios tem a ver com o desafiar-nos, dar o nosso melhor e chegar lá… à META!



·        E ter quem nos espere… comecei esta Corrida na companhia do meu namorido Pedro, e do nosso amigo João Florindo… mas cada um faz a sua prova, quando finalizamos é aquela partilha de resultados, e que bom foi perceber que todos superamos os nossos tempos… foi uma boa prova!






5ªCorrida da Nazaré para guardar nas minhas memórias, para refletir no que posso melhorar sobretudo nos treinos, para voltar repetir… e assim a CORRER SOU FELIZ!


Sem comentários:

Enviar um comentário