segunda-feira, 22 de julho de 2019

Quando os ténis teimam em não voar…



 Mas não faz mal quando se consegue FINALIZAR em modo SORRIR!

III CORRIDA FESTAS DE LOURES
21julho

Porque vou participar nesta prova?

A III Corrida Festas de Loures surgiu no meu plano de provas pois comecei a perceber que participar numa prova é um estimulo aos treinos, se for treinar sem ter uma prova definida sinto alguma desmotivação e a “preguicite” tem mais facilidade em ganhar … esta prova em Loures surgiu por ser numa localidade próxima não exigindo muita logística familiar, por ser uma prova de 10KM, a única dúvida era o horário pois em pleno Verão há sempre a possibilidade de estar muito calor o que tem um impato muito negativo em mim…



Os treinos

Mantive o meu plano de 3 treinos semanais ao final do dia pois é quanto o ritmo diário o permite…


ANTEPENULTIMO TREINO: 15 julho

8KM... e porque não esticar mais um pouco e chegar aos 10km?? Fica para o dia da prova... a VERDADE? A preguicite venceu!  






PENÚLTIMO TREINO:17 julho

O MEIO DA SEMANA É TRAMADO 🙃...penúltimo treino... hoje retornei aos mini treino de 5Km... a iniciar com energia mas a meio da semana sente-se bem o peso do cansaço, as pernocas parecem chumbo e teimam em ser vagarosas... SÓ 5KM? ainda assim bem mais do que se tivesse optado por sofazar, 5km é melhor que 0Km... ainda assim tenho encontrar forma de aumentar rapidez, é que fui burlada, venderam-me uns ténis com promessa que voavam, esqueceram de me dizer que sou eu que tenho "dar às asas " 🙃






ÚLTIMO TREINO:19 julho

E ASSIM SE FINALIZA O DIA... último mini treino de preparação para III Corrida Festas de Loures... e agora venha a prova para pôr prova estes ténis que teimam em não voar... para Domingo vou para participar e finalizar em modo SORRIR, se conseguir igualar ou superar (nem que seja por 1seg) o meu melhor tempo de 54.46 alcançado na Nazaré já fico muito feliz, mas se não conseguir ficarei na mesma FELIZ...sábado entro em modo DESCANSO que também é muito importante... boas horas soninho, hidratação, alimentação adequada, mimocas dos meus miúdos...








DIA DE DESCANSO

O Dia de Descanso é muito importante para o corpo e mente… mas a verdade? Portei-me muito mal, descansei poucas horas, não fiz alimentação correta e como percebi que não fiz o descanso correto fiquei pouco tranquila e tudo isto reflectiu-se no dia da Prova…



A prova: III Corrida Festas de Loures


Pelas 6.30 toca a levantar , tomar pequeno almoço bem leve (chá e torrada), equipar e vamos lá rumo a Loures…

Nesta prova houve uma estreia, corri a solo, não tive a habitual companhia na Partida do meu marido Pedro Esteves, mas contei com a claque familiar de marido e 2 filhotes, a melhor claque do mundo!


O local de Partida…

Quando chegamos à zona de partida, um parque, já haviam muitos participantes em aquecimento, e fui também aquecer um pouco, e percebi que o calor não estava a dar tréguas…




1…2…3 PARTIDA!

A sensação é sempre a mesma, aquele nervoso miudinho… após chamada dirigi-me para zona Partida… são uns minutos curiosos: conversas de “craques” , o olhar que cruzei com uma senhora sexagenária do tipo “ Bora lá”; algumas caras que vamos reconhecendo; e ainda há os segundos finais- O MEU MOMENTO- em que me foco no meu silêncio, respiro e surgem vários pensamentos : “ Onde me vim meter”; “ Vou conseguir?” ; “ Vou, vou chegar fim e vou divertir-me!”… 


1,2,3 e começa a prova… tão bom ver a minha claque a puxar por mim, depois há aquela euforia inicial em que parecem mais voadores que corredores, nesta fase já aprendi a controlar-me, prefiro começar tranquila e guardar Energia mais para aproximar final da prova …



A PROVA

Quando comecei a correr percebi logo que o maior obstáculo seria o calor, eram 9.30 e após algumas passadas já sentia um calor insuportável… o percurso foi marcado por algumas subidas e por umas retas intermináveis, sobretudo dos 8 aos 10KM… houve dois abastecimentos, aos 4Km e 7Km, que na minha opinião foram suficientes, a minha estratégia passou por guardar água e ir gastando gradualmente, sobretudo para me molhar e combater o calor…

Onde senti maior dificuldade? 8KM… uma reta que parecia não acabar, um calor insuportável, o perceber que não ia conseguir alcançar tempo que pretendia (finalizar abaixo 55 minutos)… dos 8KM aos 10KM foi realmente difícil e finalizo movida pelo pensamento “ Agora é para acabar!” …


O meu tempo…


Finalizei com 1h e 37 segundos… O objetivo de tempo ficou aquém do que pretendia, calor, subidas e mais algumas desculpas... mas finalizei em modo SORRISO e tinha melhor claque do mundo, os meus 3 miúdos ... 




CONCLUINDO…

Não consegui finalizar no tempo que pretendia e isso, momentaneamente, deixou-me menos Feliz e reflectindo acho que tal aconteceu porque:

- Dia Descanso não foi feito devidamente, aliás foi mais dia de não descanso;

- Treinos: tenho insistir em treinos de series para conseguir aumentar velocidade, e tenho de contrariar os mini treinos (5KM) e insistir…

- Calor: tenho de procurar gerir este fator, talvez fazendo alguns treinos com temperatura mais quente…







Ainda assim faço um balanço positivo da minha participação na III Corrida Festas de Loures:

- Refletir sobre a minha participação é algo positivo pois permite-me “ Crescer” e perceber-me e às minhas limitações e o que posso fazer para as superar;

- Participar numa prova de 10KM  e Finalizar para quem começou a correr há apenas 1 ano é algo que considero MUITO positivo;

- Sinto-me bem a Correr, seja em Treinos como em Prova…

- O ambiente de Prova é um misto de Emoções, borboletas na barriga, alegria de ter connosco a família, o estar ali a vivenciar um momento único, o desejo de querer finalizar em bom… em modo Sorriso (traduzindo: sem ser em sofrimento físico e mental)…



Por vezes perguntam-me qual razão que me faz gostar de CORRER… eu que corro, em modo MUITO amadora, descobri na corrida um momento MEU… começou por uma brincadeira, depois foi um ir conhecendo o meu corpo, depois passei a querer superar-me, ir passando pequenos níveis … não ambiciono objetivos “ à PROFISSIONAL”, tenho os meus objetivos, que para alguns podem ser “ objetivozinhos” , PARA MIM são os MEUS, por MIM e não para agradar a quem seja… objetivos que passam por CORRER sem sofrimento de modo a usufruir quer fisicamente como emocionalmente, CONHECER-ME e até onde posso ir ou até onde posso ambicionar ir; PARTICIPAR E FINALIZAR em provas percebendo que nuns dias alcançamos resultados que definimos e noutros dias não conseguimos alcança-los mas perceber as razões porque isso aconteceu é CRESCIMENTO e não é motivo de desistir… até porque não desistimos daquilo que nos faz bem… e assim A CORRER SOU FELIZ!



Sem comentários:

Enviar um comentário