domingo, 10 de novembro de 2019

A correr na Nazaré… SOU FELIZ!






10 novembro… 6.30 da manhã toca o despertador… a um DOMINGO?? E o mais curioso, eu que tenho alguma (muita) dificuldade em levantar-me cedo, levantei-me cheia de energia… Hoje é dia de PROVA… 10Km na Nazaré. 



No dia anterior tudo preparado, toca a despachar que a viagem ainda é 1h e qualquer coisa (colocando paragem na estação serviço) … tomar pequeno almoço: em dia de Prova substituo o leite pelo chá, a manteiga na torrada pela marmelada (na mochila segue mais uma dose de alimentos: banana, barra cereais e água).

Vamos fazer-nos ao caminho para chegar com tempo… paragem na estação serviço para o cafezinho e ida W.C (tenho parar consumo de água ou então na Prova vai ser complicado!!).


Chegada à Nazaré, o movimento ainda não é muito, toca a deixar os pertences na casa… e vamos levantar os dorsais… e aqui começa o ambiente Prova… as pessoas equipadas… as caras madrugadoras… as pronuncias das várias localidades do nosso Portugal e além … 


Está quase… tic/tac… tic/tac




Colocar dorsal, deixar o que é de deixar, levar o que é de levar (telemóvel; phones; um pequeno chocolatinho; casaco corta vento)… AQUECIMENTO mais para desanuviar as borboletinhas na barriga do que para realmente aquecer…

Posicionamento muito próximo da Meta (uma novidade, normalmente saio sempre mais atrás) com algum receio de ser “abalroada”, colocar phones, música, aplicação… OH NÃO, OS MIUDOS DESINTALARAM A APLICAÇÃO!! (**)


3…2…1 PARTIDA… ao meu lado levava o meu namorido Pedro e o nosso amigo João, os dois desapareceram logo, mas é mesmo assim, cada um faz a sua corrida…

A Prova começa “abençoada” por uma chuvinha miúda, receei ser como no ano anterior em que toda a prova foi feita acompanhada de chuva (nada miudinha), mas a Sorte esteve do nosso lado, foi chuva para ajudar na subidinha, a terrível subida que felizmente ocorre no inicio da prova em que ainda “ há pernas”, e tudo o que sobe, também desce, apesar de eu fazê-lo com alguma moderação não vá escorregar e estragar tudo, também aproveito para ganhar tempo… e chegamos ao Coração da Nazaré e percebemos que estamos numa vila realmente muito especial, muitas pessoas a puxarem por nós, a transmitirem uma energia maravilhosa, um calor humano do melhor que retribuo com o meu Sorriso, de um agradecimento sincero por estarem ali a motivarem-nos, e a mim motivaram-me a dar o meu melhor.


Com este foi 2ºano em que participei nesta Prova já conhecia o percurso e sabia que nos estávamos a dirigir para mais uma subida… e quando passa o 1º atleta já rumo à Meta?? Que privilegio observar a sua Energia, o Esforço, e uma velocidade “estonteante”… “ ele já vai para Meta e eu ainda nem a terrível subida comecei??”


E lá comecei a subir, a subir… a descer já vinham tantos atletas, e lá vem o meu namorido Pedro que solta um enorme grito “ A CORRER SOU FELIZ”, uma motivação extra para me ajudar na terrível subida… e lá o João… e eu continuava a subir… e curiosamente havia poucas pessoas junto a mim o que me levou a pensar “ será que vou em último “… não é que isso fosse um problema, mas a verdade é que sem aplicação eu não tinha noção do tempo que ia a fazer, ia a sentir-me bem, o tempo a fluir muito bem, a passar mais rápido do que o costume… o que me faz refletir:


O EFEITO APLICAÇÃO (**)

Nesta prova, sem aplicação, desinstalada pelos meus filhotes, senti que o tempo passou mais rapidamente, e eu não estava tão ansiosa pelo final, nem tentava esforçar como costumo fazer quando tenho a aplicação a “buzinar “ao ouvido.

Após uma subida, vem a descida, toca a aproveitar o “embalo”, e aqui, uma vez que vou em menos esforço já consigo observar os atletas que vêm a subir, uns para a Meia, outros para os 10Km… e sim é esta parte de conseguir “abandonar” um pouco a parte física e centrar-me na parte mais emocional de observar é realmente o que eu mais adoro no CORRER… as expressões das pessoas, umas mais de Sorriso na cara, outras extremamente focadas, umas mais cansadas, outras com mais energia, os olhares que cruzamos, os sorrisos que trocamos, alguns destes olhares e sorrisos falam “ Vamos conseguir!!” … 

Mas estou chegar aos 8Km vamos lá “voltar” e focar… está quase, é tempo de ir buscar as últimas Energias, mas lá está, é meu… há sempre um OBSERVAR ativo… e nestas observações vou buscar a minha motivação, seja no grupo “ Hóquei em Patins de Turquel” composto por alguns homens que de repente dão meia volta para trás para virem buscar uma colega atleta que vinha ali ao meu lado… e lá seguiram todos à minha frente… e o atleta que ao meu lado segue alguns minutos, passamos os 9 Km juntos , sorri para mim e diz “ Vamos que isto está quase”, e depois há o avistar a Meta e aquela sensação parece que ela está a “fugir”… mas voltamos ao Coração da Nazaré e a Energia está ao rubro, é para “ dar tudo”… e chego à Meta… sem saber o meu tempo, mas com uma certeza, chego em bom, a SORRIR e a sentir que dei o meu melhor!

O meu tempo… (há um ano nesta mesma prova fiz 55.46)





Correr na Nazaré é realmente um prazer, o modo como somos acolhidos, a Energia que pessoas que não conhecemos nos passam, o percurso acompanhado pela imagem de um areal e mar imenso, o micro clima, tivemos vento, tivemos chuvinha… talvez …talvez no próximo ano consiga passar além dos 10KM e participar na Meia… talvez!!

Agora é tempo de continuar os treinos rumo à minha 1ºMeia Maratona… 8 dezembro… Meia Maratona dos Descobrimentos! 


Haja Energia… A CORRER SOU FELIZ!!


Sem comentários:

Enviar um comentário