sábado, 16 de novembro de 2019

O QUE DIZEM OS MEUS PÉS?



Eu, uma corredora muito amadora, que começou nas “correrias” há cerca de um ano e meio, além da aprendizagem constante acerca do CORRER tendo em conta o meu corpo, os meus objetivos, também há muitos outros aspectos em que vou “crescendo”, seja a nível dos treinos, da alimentação, dos outfits desportivos, do calçado (…), estamos sempre a aprender, pois só assim conseguimos evoluir… E é sobre o calçado que vou incidir esta reflexão, mas antes de começar quero referir que vou mencionar algumas marcas, no entanto, sem qualquer cariz publicitário, apenas porque são as marcas que utilizei/utilizo; um outro aspeto é que é uma reflexão que se fundamenta sobretudo nas minhas vivências.



Antes da Corrida, a Caminhada…

Antes de começar a correr fazia caminhadas aproveitando a minha hora de almoço  para assim desanuviar… o calçado que usava era uns ténis da Kalenji que tinha escolhido tendo em conta o preço bem acessível, 11 euros, e dava bem para o objetivo pretendido.




Os primeiros treinos de Corrida… e lá se vai a sola!

Os treinos a Correr começaram umas semanas antes da participação da minha primeira prova de 10KM, Corrida das Pontes em Coruche 2018… o primeiro treino: UMA TORTURA! Cerca 2Km que resultou na descoberta de dores em locais do meu corpo que desconhecia…mas tinha de me preparar para os meus primeiros 10Km, e passado “choque inicial”  continuei os treinos… os Kalenji 11 euros não aguentaram e saltou a sola… ainda bem que aconteceu nos treinos!!



Ténis novos… investir mais uns euros ( não muitos!!)

Sem ténis não se corre, precisava de uns ténis para os treinos e para participar na minha primeira corrida de 10Km. Nesta fase o pensamento era “ Vou  participar nesta Prova depois retorno às caminhadas” por isso o investimento nuns ténis novos tinha um orçamento reduzido… comprei Kalenji Run Active de 22 euros… isto para quem nunca tinha corrida sendo mesmo uma “anti desporto” era um investimento já bem razoável… de qualquer modo com este modelo senti diferenças para os primeiros ténis, permitia-me uma passada mais leve, um melhor fluir da corrida…um bom investimento!


A 1ºprova 10Km, e outra, e mais outra…

Após a participação na minha primeira prova de 10Km não parei mais, estabeleci novos objetivos, fui participando em Provas… descobri que A CORRER SOU FELIZ!


Os meus Nike…



Vamos às compras? E chegou a hora de investir mais um pouco no calçado… confesso que me foi difícil aumentar o orçamento, os Kalenji 22 euros eram suficientes para atingir o que pretendia … a verdade? É que não tinha experimentado melhor, e quando o fiz, não quero outra coisa!! Foi em janeiro de 2019, aproveitando a semana promoções, resolvi investir mais um pouco… a escolha incidiu nos meus Nike… e até à minha primeira Meia Maratona de 8 Dezembro vão ser os que utilizo… nos treinos ainda alterno com os Kalenji de 22 euros, nas Provas é sempre os Nike… e, apesar de não “voarem”, tenho mesmo de correr, são leves, quando finalizo não há dores, nunca tive uma lesão, nem problemas com unhas, não há transpiração… 




Qual o meu tipo de passada?

Movida pela curiosidade dirige-me a uma loja de desporto, Asics no Colombo, para fazer o teste ao meu tipo de passada. 


O teste:

O funcionário começou por recolher alguns dados sobre mim, depois calcei uns ténis que me explicou serem ultra leves quase como se estivesse a correr sem ténis. Fui para a passadeira e o funcionário foi aumentando a velocidade até eu estar a correr o que ficou registado no pc em que pude observar o vídeo disso mesmo, fiquei surpreendida pois parecia que tinha pés tão tortos. O funcionário explicou-me através gravação da minha corrida que o meu tipo de passada é Pronada.











Os ténis recomendados…

Após ficar a conhecer o meu tipo de passada foi-me recomendado os ténis tendo em conta essas informações, e realmente parecem uma “pena”, o senhor garantiu-me que não voam que tenho de correr na mesma mas que são uns ténis com um suporte muito bom para o meu tipo de passada… vão ficar na minha lista de desejos para Natal!

GEL-KAYANO™ 26





Deixo alguma informação sobre tipo de passada:

(https://aprenderumacoisanovapordia.blogs.sapo.pt/qual-e-o-teu-tipo-de-passada-67655)





Se já corre ou vai começar a correr tenha em atenção à sua passada. No que toca à passada há três tipos - Pronador, neutro e supinador.


A cada um destes três tipos de passada são aplicados tipos de ténis específicos de forma a criar uma compensação de modo a não danificar a coluna.
Uma das formas de identificar o tipo de passada que tem é olhando para a sola dos seus ténis, mas podem também realizar o teste da passada numa loja de artigos para o desporto .




Tipos de passada e como as identificar nos ténis:




Passada pronadora
         Onde identificar o desgaste: Margem interna da biqueira.
         Curiosidade: É a segunda passada mais recorrente nos corredores.




  

Passada neutra
         Onde identificar o desgaste: Meio da biqueira.
         Curiosidade: É a passada mais regular nos corredores 


Passada supinadora
         Onde identificar o desgaste: Margem externa da biqueira.
         Curiosidade: É a passada menos recorrente nos corredores.



Agora os ténis ideais para cada passada:

Pronador - precisa de um maior controlo da passada.
Neutro - precisa de maior estabilidade.
Supinador - precisa de maior amortecimento.







Afinal o que dizem os meus pés?



Dizem que gostam de correr, que temos evoluído desde os ténis 11 euros, que investir em ténis de qualidade é investir num correr mais fluído… confesso que 180 euros por uns ténis ainda é uma “loucura” , mas ficou desejo , ainda que os meus Nike, que já têm tantos Kms e quase um ano, ainda estejam prontos para as retas, e são eles que me vão acompanhar na minha primeira Meia Maratona. Os meus pés dizem o que todo o meu corpo diz… A CORRER SOU FELIZ!


Sem comentários:

Enviar um comentário