quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Rumo à minha 1ºMeia Maratona... a 1 mês de CHEGAR LÁ!


 Em contagem decrescente


A 27 de Maio de 2018 participei na minha primeira Prova, 10KM na Corrida das Pontes em Coruche, a minha vila. A preparação para esta corrida começou algumas semanas antes, com muita teimosia à mistura pois tudo começou com uma aposta com o meu namorido, eu uma anti desportista, movida pelo Desafio lá fui, e finalizei. Lembro-me desse dia, o nervoso miudinho, os receios, o cansaço, o Esforço… mas finalizei, e nunca mais parei. Comecei a treinar e a participar em Provas de 10Km, e uma de 12 Km… A CORRER SOU FELIZ a expressão que dá nome a este meu cantinho de Partilha e que exprime a razão que me faz Correr, faz-me sentir física e mentalmente bem, desafia-me, permite-me desanuviar …

Em 2019 fiz 40 anos, e defini comigo mesma que seria o ano em que iria participar numa Meia Maratona…


Porque quero participar numa Meia Maratona?


Por mim… porque quero desafiar-me , quero perceber  (na prática) o que está para além dos 10Km, quero preparar-me e chegar LÁ… nada se consegue sem trabalho, sem Esforço, sem Acreditar … com este desafio que lancei a mim mesma comecei um plano de treinos de preparação em junho, com 3 treinos semanais, um dos treinos é de séries, e neste momento já faço 4 treinos semanais, além disso vou participando nalgumas provas de 10Km. O ter um plano de treinos “obrigou-me” a ter uma rotina e não apenas treinar ocasionalmente, o que tem permitido que conheça melhor o meu corpo, assim como a parte mental, o que considero tão importante para o principal objetivo da minha participação na Meia Maratona.



E qual é o objetivo que estabeleci para a Meia Maratona?

Quero participar, quero fazê-lo sem sofrimento, nesta prova não tenho definidos tempos, nem paces… quero ir, quero correr, quero finalizar a Sorrir, chegar Lá é o objetivo, chegar em modo Sorrir e dizer para mim “ Valeu a pena o caminho percorrido para chegar aqui”…

Os treinos…

A um mês da Meia Maratona estou a fazer quatro treinos semanais. O mês de Outubro ficou marcado por uma paragem de uma semana devido a cansaço que ocorreu após a Corrida do Tejo, e no final do mês tive uma pequena lesão no joelho o que me obrigou a mais uma pausa. Mas já retornei os treinos definidos pela minha “ querida aplicação”, e a minha principal dificuldade é o treino LONGO que ocorre ao Domingo.





Os meus receios…
Treino Mental precisa-se!

A minha maior dificuldade é nos treinos LONGOS, não é grande ajuda para quem vai participar numa Meia!! … neste momento o treino longo é de 80 minutos, a minha maior dificuldade é conseguir manter ritmo após os 10KM, na minha opinião, fisicamente sinto que o corpo está a ficar preparado para o desafio Meia, mas há um trabalho mental a fazer, combater uma certa ansiedade, não pensar muito no LÁ , ir e pronto, deixar fluir. Durante estes meses de treinos tenho superado várias dificuldades que tinha, tem sido muito importante para perceber o meu corpo, até onde posso ir, e se “puxar” mais um pouco o que acontece, o que me condiciona, o que me motiva… 




Correr é físico, mas também é muito EMOCIONAL!

Para mim Correr é físico , mas é sobretudo Emocional… saí da minha zona de conforto para algo totalmente desconhecido, e tem sido um caminho progressivo feito por muito ESFORÇO… encaixar treinos na rotina diária (alucinante) em que temos tantos papeis a desempenhar, seja profissional, seja familiar, o estar calor, o estar frio, o isto ou aquilo… o que costumo de designar de “ DESCULPAS” pois quando queremos há tempo para tudo, e conseguir organizar-me incluindo também a corrida na minha vida tem sido uma aprendizagem… eu não corro para agradar a ninguém, para provar seja o que for, corro por mim, corro para me superar, para me desafiar, e por isso é algo muito emocional, e sim fazer um treino de 10kM a meio da semana deixa-me fisicamente KO, mas compensa por aquela sensação (apesar de tudo) “ CONSEGUI” …







A minha 1ºMeia Maratona

Meia Maratona dos Descobrimentos


A minha escolha incidiu nesta Meia Maratona por aconselhamento de pessoas que correm, referindo que seria um percurso mais plano e poderia ter menos dificuldades. Por outro lado precisava de um tempo de preparação que comecei em Junho, ou seja, são 7 meses de preparação para alcançar o meu principal objetivo: Chegar LÁ sem sofrimento, quero que seja uma experiência positiva para este meu percurso de corredora (muito amadora), e não uma tortura, de qualquer modo, um acordo que tenho comigo é que se for em Sofrimento é para parar… e tenho mesmo de definir isto comigo, pois conheço-me, sou muito TEIMOSA, e poderei pôr em causa a minha saúde para finalizar… de qualquer modo vou a ACREDITAR que estes meses de treinos vão compensar, pelo menos tenho consciência que tenho dado o meu melhor.




Em contagem decrescente…


Falta 1 mês para o momento para o qual me tenho preparado, e sim tenho receios, e não tem mal nenhuma assumir isso… mas sinto-me muito motivada, quero ir, quero passar os 10KM, quero usufruir daquela manhã em bom, quero divertir-me, quero CHEGAR LÁ!

O que vem a seguir? Não sei, deixa viver esta EXPERIÊNCIA, a minha 1º Meia Maratona e depois logo se vê!



E assim…  A CORRER SOU FELIZ!


4 comentários:

  1. boa tarde
    vá sem medos, a meia maratona é so mais uma corrida e não um bicho papão.
    Um conselho é arrancar mais lenta do seu pace normal, só apôs os 15 km irá sentir mais cansaço mas tu é ultrapassavel,.
    nao se esqueça de hidratar e tomar o gel .

    ResponderEliminar
  2. Olá, companheira, neste momento de ansiedade que te consome emocionalmente, venho expressar-te o meu apoio ( como atleta com experiencia nestas lides) e desejar-te uma excelente aventura na tua meia. Pelo que me é dado observar do teu magnífico blogue, estás bem preparada e vai correr bem. É isso que desejo é essa a tua vontade. Até lá...

    ResponderEliminar