domingo, 29 de dezembro de 2019

Quando não é apenas mais uma Prova: São Silvestre de Lisboa 2019



28 de Dezembro 2019… 17.30… 10Km Prova São Silvestre de Lisboa

E chega o Dia da Prova… treinos feitos… alimentação adequada… hidratação… Descanso… outfit preparado…logística familiar organizada… já só falta dar “ corda aos ténis”!!


A manhã ficou marcada pela organização de toda a logística familiar, dos outfits, a mala de banhos, dorsal… e ainda houve espaço para o meu característico “borboletinhas na barriga”… faz parte de mim, sinto que fiz tudo o que devia para participar na Prova em bom, fisicamente sinto-me preparada mas começa uma contagem decrescente emocional marcada por alguma ansiedade (da boa , não em excesso!)… e com o aproximar da Prova começa aquele meu “silêncio”, o que para uma tagarela é meio controverso, mas sou eu a focar-me no momento que estou prestes a vivenciar. Para mim, e após um ano e meio de ter começado a correr, continuo a encarar do mesmo modo, é físico, mas, para mim, é muito emocional, é o viver momentos únicos!


16h: Chegada à Avenida de Liberdade!


A Avenida a começar a compor-se com muitas pessoas, mas ainda consigo observar aquela raridade que é a avenida sem carros… começa a correria de quem faz o aquecimento… e eu começo as minhas várias idas ao W.C (felizmente sem filas)… e cada vez há mais pessoas por todo o lado… e aqueles olhares para os dorsais uns dos outros, para os ténis, para os outfits… e as caras? Há quem sorria muito, há cara sérias, há os assim assim… e continuam a chegar mais e mais pessoas… 12mil pessoas, um número de respeito… e está na hora de ir para junto da entrada na caixa e de me despedir do meu namorido Pedro que vai para caixa SUB50 (que orgulho neste miúdo!!)



A caixa: SUB 60


Está quase hora de abrirem a zona, e uma estreia pois normalmente chego muito em cima da hora e não consigo posicionar-me frente, mas desta vez consegui… entramos na caixa e “ borboletinhas na barriga” estão ao rubro, a adrenalina em altas… ouve-se o hino ( um momento verdadeiramente Mágico)… e começa a Elite das mulheres… depois Elite homens... as primeiras caixas ( e lembro-me do meu miúdo que já lá vai)… a nossa caixa dá uns passos em frente e fico cara a cara com Partida ( que sensação!!)… 


VIM AQUI PARA CORRER… BORA LÁ!



3,2,1 PARTIDA! E vamos lá viver este momento, e começam as peripécias, uma senhora deixa cair qualquer coisa na meta e corre em contramão, um perigo… outra senhora torce pé e fica logo por ali… com tantas pessoas é mesmo dar “corda aos ténis” pois o arranque é meio afunilado e não dá para abrandar… e há o começar com muita pessoas a puxar por nós, verdadeiramente arrepiante… as ruas iluminadas… o cenário é mesmo especial e faz-nos sentir tão bem acolhidos por uma Lisboa que pára para nos deixar Correr… e agora é para frente o caminho, toca a Correr!

Como tive problema no telemóvel, corri sem a aplicação ligada e sem música, a aplicação não me fez falta até porque já comprovei em outros momentos acho que me prejudica mais do que ajuda, faz-me sentir mais ansiosa e prefiro “ouvir” o meu corpo do que ser comandada por algo tecnológico… a música ajuda-me muito na parte mental pois permite-me abstrair-me de tudo o que está em meu redor e focar-me mais no meu momento. Não tendo música, inevitavelmente tive outros focos, há conversas que se ouve, há umas interessantes, há outras para DELETE… vi um casal sexagenário, que já vi noutras provas em que o senhor aos 2Km dizia para ela “ esta malta vai cheia pressa mas devagar se vai ao longe”… e tem toda razão é importante guardar energia para os últimos KMS ( e ouvi falar tanto de uma subida, estava curiosa!)… quanto conversas DELETE não vale pena, é ignorar…

Nesta Prova pela primeira vez vi uma atitude que considerei desrespeitosa, uma senhora que faz uma ultrapassagem a um senhor, empurrando-o em consciência, houve um momento meio tenso entre os dois mas concordo com o que o senhor disse “ Estamos todos aqui para o mesmo, há espaço para todos”… pessoalmente não gostei… somos pessoas adultas, conscientes do que vamos a fazer e o RESPEITO pelo momento de cada um é muito importante, não “vale tudo” (é a minha modesta opinião).

Aos 5Kms observei muitas pessoas que tinham iniciado a correr em alta velocidade a mudar para o passo de “caminhar”… a minha estratégia em Prova passa por fazer 5Kms sem dar tudo por tudo ao começar para quando chegar ao meio ter energia para continuar a correr, pois lembro-me quando comecei a participar em Provas que tinha esta dificuldade em gerir o meu ritmo e chegava ao meio e o que devia ser um prazer passava a ser uma tortura… no abastecimento opto apenas por molhar a boca, a cara e levo o resto para aos 7Km voltar a repetir, o que também foi algo que aprendi “ouvindo” o meu corpo, quando optava por beber água ficava a sentir-me mal e por isso opto por ingerir pequenos goles, também optei por não utilizar qualquer gel, prefiro quando finalizo a  prova comer uma barrita, beber agua calmamente, comer fruta... 


A TERRÍVEL SUBIDA: aos 8KMS!!

E a minha curiosidade vai ser esclarecida na prática…8KMS , uma subida? As pernas a fraquejar, o corpo a inclinar, respiro e inspiro… e parece que estou a escalar uma montanha… começa a luta entre corpo e mente… e GRITO interiormente “ NÃO PARES!!” , é uma luta muito complicada, agravada por começarem à nossa volta pessoas a caminhar… olho em frente e vejo o Marquês de Pombal… mas parece que vou em marcha lenta… onde fui buscar energia para não parar? Olhei para lado e vi atletas a descer e pensei “ Quando aí chegar até voo!!” … dei volta rotunda (de carro não parece tanto!!)…

9KMS : VOU VOAR!!

E vou entrar na descida, e apesar de eu ter algum receio das descidas (de cair de cara no chão!!), após aquele Evereste só queria VOAR… e corri, e corri, e é uma sensação única, sentir que estamos a chegar, que fizeste parte daquele momento com 11.999 pessoas, que estás a correr na Avenida da Liberdade, no coração de Lisboa, que tens pessoas ali a puxar por nós…a Meta está ali e chegar Lá é tão ESPECIAL! E cheguei! Olho em redor e há sorrisos, há cara mais sérias… eu Sorrio, sinto-me muito FELIZ !!!



A minha estreia na São Silvestre de Lisboa… cumpri abaixo 55 minutos estabelecidos pela aplicação, mas mais importante que tempos é mesmo o viver momentos únicos… é por isso que, para mim, é sempre mais do que apenas mais uma PROVA… aprendo sempre mais qualquer coisa sobre mim e sobre as minhas capacidades físicas e mentais… o estar num cenário cheio de tanto para OBSERVAR com todos os sentidos…finalizo 2019 muito feliz com cada uma das Provas em que participei e me permitiram CRESCER como atleta (muito amadora)… um ano marcado pela minha primeira Meia Maratona (8 de Dezembro) e pelos 6 meses de treino que dediquei a preparar-me para a mesma… 2020 está chegar com novos desafios mas o mesmo objetivo : A CORRER SOU FELIZ!




(*dia 1 de janeiro revelo o meu 1ºDESAFIO 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário