domingo, 12 de janeiro de 2020

O meu TREINO de Domingo (o caminho para chegar Lá)








Habitualmente costumo refletir sobre as Provas em  que participo pois também me permite CRESCER… como correu? Como reagiu o meu corpo?  Cumpri os meus objetivos (…) Mas a verdade é que o caminho para as PROVAS passa por TREINAR, nada se consegue sem esforço… por isso hoje vou refletir sobre o meu TREINO de Domingo…



De volta aos treinos… rumo ao 1ºDesafio 2020

No dia 1 de janeiro tracei o 1ºDESAFIO 2020, a minha segunda Meia Maratona e para tal retomei os 4 treinos semanais, tal como aconteceu durante os seis meses de preparação para a minha primeira Meia Maratona. Acredito que os treinos são o caminho para LÁ chegar, seja que prova for se não houver treino vai haver sofrimento, o nosso corpo tem de estar preparado para a exigência do participar numa prova. E só se consegue com treino. O definir um Desafio mais exigente “obriga-me” a treinar, a ser mais disciplinada, a cumprir o que a minha “querida” aplicação define, se tal não acontecesse poderia dar margem para as “Desculpas “ e não havendo treino (Esforço), haverá com certeza sofrimento aquando da participação em Provas.


Os Meus treinos…

Neste momento estou a fazer quatro treinos semanais que vão progressivamente aumentando a exigência (os tempos apresentados são os que a aplicação definiu para esta semana:

3ºfeira (40 minutos pace «5.45)

5ªfeira (AQUECIMENTO 1KM PACE 5:45 / SÉRIES: 6X400M PACE <5:00 COM 2:00 MIN DE DESCANSO DE INTERVALO / FIM 2KM MUITO CALMOS PACE <6:00)

sábado (40 minutos pace «5.45)

domingo (40 minutos pace «5.45)



O treino de 5ªfeira… As séries…

Quando fiz pela primeira vez treino de séries senti alguma dificuldade, ou era o procurar cumprir o que o relógio ia indicando… estar no intervalo pretendido… cumprir pace… numa fase inicial senti-me completamente controlada pela tecnologia, mas depois habituei-me e já convivemos muito melhor, e a verdade, com treinos de séries sinto uma maior evolução em mim quer na resistência como também no controlo entre mente e corpo. Uma estratégia que procuro adoptar é estar abaixo do intervalo pretendido o que faz com que “puxe mais por mim”, e é neste tipo treinos que consigo correr a paces que há pouco tempo era meio irreal para mim.

















 A minha PAUSA de DOMINGO…



Pausa e Treino ??

SIM… porque é o meu Momento, de refletir, de observar, de pensar em tudo, de pensar em nada, de sentir o tanto que me rodeia… vou tentar explicar por palavras, ainda que seja difícil pois envolve muito SENTIR!





Domingo… dia de tanto, onde vais arranjar tempo para correr?


A minha vida é igual há de tantas pessoas, o tempo voa, há sempre tanta coisa para fazer, filhos, o trabalho, os afazeres domésticos, os compromissos familiares… não faço Magia, o meu dia não tem 48 horas… mas é uma questão de organização:

O meu namorido também corre, como alguém tem de ficar com os miúdos, ele fez treino durante a manhã, enquanto isso eu tratei da rapaziada pequena, da (imensa) roupa… seguiu-se almoço familiar… pelas 16h fui treinar, a pequenada entregue ao pai que simultaneamente foi tratar das compras… eu regresso do treino, miudagem a banhos, pai vai trabalhar… jantar, deitar e Domingo chega ao fim e foi possível fazer tudo o que pretendia! ( se houvessem mais horas mais coisas se faziam!!)


Domingo… há treino para cumprir, vou ou não vou?


Se consigo ter o meu tempo organizado não há desculpa para não ir, e hoje a minha “querida” aplicação definiu:

·        domingo (40 minutos pace «5.45)

Mas há dias em que corremos e sentimos que conseguimos dar mais um pouco, hoje foi um desses dias! Um tempo solarengo mas com um friozinho que nos permite correr e não nos sentirmos num “caldeirão”, a paisagem tão inspiradora cheia de cores, um ar tão puro que nos invade os pulmões e nos faz sentir tão bem… senti-me realmente muito bem no treino de hoje por isso ousei passar o objetivo definido. Fiz 10Km e finalizei em Bom, quer nível físico como a nível mental, o que me faz sentir evolução em mim, e é isto que me fascina na corrida o superarmo-nos, o tentar contornar as “desculpas” e os dias “Não”, o sentir que podemos puxar pelo nosso corpo, o ouvir o nosso corpo…

Domingo, 12 de janeiro de 2020, estive com a família, tratei afazeres domésticos, e também foi possível ter o meu momento de PAUSA… CORRENDO !! O importante é fazer o que gostamos, o que nos completa nos vários papeis que desempenhamos na vida … e sim … A CORRER SOU FELIZ!





Bora LÁ, rumo á minha 2ªMeia Maratona (EDP Meia Maratona: 22 Março) porque quando sentimos o que senti quando passei a meta na minha primeira Meia Maratona só queremos voltar LÁ !!




5 comentários:

  1. O treino é tudo. Havendo objetivos, força de vontade, organização, o tempo dá para tudo. Bons treinos e parabéns pela crónica.

    ResponderEliminar
  2. Quando se quer não há desculpas.
    Bons treinos.
    QUAL A APLICAÇÃO QUE USA PARA PLANEAR OS TREINOS?
    Parabéns pelo teu blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras. Uso runtastic ( aplicação paga)

      Eliminar
  3. Estou rumo á minha primeira meia maratona e nao sei bem por onde começar, ando a pedir opinioes e ler artigos que m inspirem. Indicaram me o teu e senti a energia 😍 agora é treinar sem desistir
    Boa sorte nos treinos e na prova 😘 secalhar encontramo nos por la 😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom… vais conseguir… tudo depende de cada um de nós… mas passar a meta é uma sensação única… em lagrimas de felicidade!!! Bora lá rumo à meia que o caminho é para frente!!

      Eliminar