terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Das DESCULPAS … ao retomar dos TREINOS



PAUSA…ou… DESCULPAS?

Após pausa de duas semanas voltei ao treinos, e pausa porquê? Porque o tempo não tem ajudado, ora frio de gelar a alma, ora chuvadas… porque apareceu uma ligeira dorzinha no joelho… porque tem sido complicado encaixar treinos na loucura do quotidiano… porque a Motivação andou por níveis baixos… porque…porque…

A isto se dá o nome de DESCULPAS…  e assumir isto não é fácil, não treinei porque andei a enganar-me com desculpas. Mas queres Treinar ou não? Foi este exercício mental que fiz… se correr me faz sentir bem tenho de “dar corda aos ténis”, se quero participar em Provas tenho treinar… por isso como vai ser?



Retomar Treinos

Duas semanas sem treinar… tenho perfeita consciência que retomar vai exigir esforço a triplicar, e quanto mais tempo estou em paus mais difícil se vai tornar. Não é a primeira vez que isto me acontece e sei que o meu corpo se vai ressentir… 


Como contrariei as DESCULPAS?

Correr é ter o meu momento, e estava mesmo a precisar, é uma rotina que já faz parte das minhas rotinas quotidianas, faltava-me alguma coisa, e foi isso que se sobrepôs a todas as Desculpas.


Vou treinar

13h… pausa de almoço… já estou equipada… o tempo está propicio, um sol misturado de vento e nuvens negras que vão aparecendo aqui e acolá… é tempo de CORRER… e lá fui eu!

Objetivo: Correr se possível 40minutos!

1Km: Com a Motivação em altas e aquela adrenalina, uma certa euforia (que me faz por momentos esquecer que vai DOER!!)

2Km: Porque vesti 2 camisolas, estou com um calor daqueles

3Km: as pernas parecem não desenvolver, tenho de insistir

4Km: Vou parar… vou parar… mas eu estava tão bem numa esplanada ou no sofá! ( dei daqueles berros maravilhosos que nos fazem atestar a Energia- atenção: era só eu e a Natureza!!)

5Km: Agora já falta pouco, quem faz 5 faz 7! Mas pareço um caracol… porque tive eu duas semanas sem treinar???

6Km: Não pares! Não pares! Não pares! Vais conseguir… vais conseguir (quase parei!!!)

7Km: Está quase… e que tal ires até aos 10Km? Hoje?? Nem pensar!!

Finalizei… UPPIII!!!



Aprender com os erros…

Para mim, uma corredora muito amadora, Correr continua a ser muito mais emocional do que físico… e reflectindo acerca desta Pausa, confirmo isso mesmo, o que me fez parar foi porque permiti-me baixar a motivação que é um fator decisivo para que eu corra. E porque isso aconteceu?  Porque as Desculpas foram crescendo e eu permiti que tal acontecesse… mas a verdade é que faltava-me algo… eu treinei durante 6 meses para a minha primeira Meia Maratona, habituei-me a essa rotina, fui-me disciplinando e foi o que me permitiu chegar Lá e finalizar e usufruir em bom, desse que foi sem dúvida um dos momentos mais marcantes da minha vida. Mas nada se consegue sem Esforço, sem envolvimento físico e psicológico, e pausar pode levar-nos a dois caminhos: ou desistimos ou retomamos… pelo significado que Correr tem em mim e se reflecte na pessoa e profissional que sou de um modo tão positivo só poderia retomar… faltava-me algo… faltava-me o meu momento… o meu espaço… o tanto que me inspira aquilo que observo… o som dos pés a bater no passadiço… o puxar por mim… os berros que saem a meio da corrida apenas ouvidos pela Natureza… os cheiros… as cores… o quente do sol… o vento na cara… por mais que tente não consigo exprimir por palavras pois envolve muito Sentir.


Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga…

O treino de hoje foi difícil, física e mentalmente… o corpo parecia “enferrujado”, a meio o pace chegou a valores desanimadores, houve aqui uma luta entre corpo e mente… tive de colocar a mente a motivar o corpo de modo a conseguir finalizar e contrariar o “cansaço de pernas”, de modo a não permitir que no treino as DESCULPAS aparecessem e ganhassem esta luta. E fui e finalizei em modo Sorrir, foi difícil mas consegui! 


Nada se consegue sem ESFORÇO…

A minha 2ªMeia Maratona

E porque a minha maior motivação para treinar passa por participar em Provas, e como não há uma sem duas… vou participar na minha 2ªMeia Maratona , a EDP Meia Maratona de Lisboa a 22 de Março. Por isso mesmo é tempo de TREINAR, de empenho, de esforço, de teimosia… de me lembrar o que senti quando participei na minha 1ºMeia, porque quero voltar a sentir o mesmo… é algo que não se explica, Vive-se (e vivido em bom é simplesmente  MARAVILHOSO!!)… FALTAM 53 DIAS!!





Conselho para mim mesma: Deixa-te de DESCULPAS e vai CORRER!


Sabem porquê? A Correr sou Feliz!

4 comentários:

  1. Isso é que é falar. Bons treinos e bora ser feliz a correr. Beijinhos 💪🏼😉

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler,revejo me em algumas coisas ,mas nunca desisti nem parei até hoje��, as vezes a nossa mente nos diz para não correr mas depois corremos e ficamos com mais energia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esforço que dedicamos ao Correr, quando finalizamos é qualquer coisa… que haja energia positiva!!!

      Eliminar