quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A 1ºPROVA NUNCA SE ESQUECE!




Como tudo começa…

Quando iniciei este cantinho sobre o meu percurso (muito amadora) pelo mundo das corridas escrevi o seguinte: 


Uma Ana Luísa, a pouco desportista



Eu nunca gostei de desporto, comecei por fazer algumas caminhadas na minha hora de modo a ocupar tempo, estava numa localidade que não era a minha, ou estava a “sofazar” ou aproveitava e esticava as pernas através das caminhadas. E assim comecei a dar os primeiros passinhos, e gostei… gostei de caminhar na Natureza pois estimulava muito ao Sentir, à minha capacidade de observação, comecei a sentir-me melhor, mais saudável… do caminhar, e movida por um DESAFIO passei para a corrida… lembro-me das primeiras passadas a correr, uma tortura! Descobri espaços em mim que desconhecia através da dor… havia 2 caminhos… continuar ou desistir… movida pelo DESAFIO… continuei… tive muitas dores, lutas comigo mesma, um redescobrir-me física e emocionalmente… mas continuei rumo ao DESAFIO…




A 1ª Prova nunca se esquece….




O DESAFIO

Em 2018 o que escrevi sobre essa experiência:


Corrida das Pontes, 27 de Maio 2018… aminha 1ºPROVA… 10Km...mais uma loucura da Ana Luísa (foi pensamento da maioria)...e foi duas semanas antes que comecei nos treinos pois "aprende-se a correr, correndo!", os primeiros foram horríveis (tantas dores que desconhecia)...mas quem me conhece sabe que quando me meto num desafio não há volta a dar... E porquê? Para desafiar o Pedro Esteves, para me testar, para divulgar o nosso Ninho dos Corujinhas, para me divertir! É bom sair da nossa zona de conforto...e chegou o dia!!!E sim , as borboletas estavam na barriga (nervoso miudinho), ainda que confiasse no que poderia fazer...e há muitos momentos a destacar: o ambiente que antecede (tantas pessoas, tantos modos de estar),o alinhamento antes de começar (onde me colocar? como começar?), o percorrer as nossas Pontes, o ter um olhar diferente sobre paisagens que percorro todos dias de carro, os sons, as pessoas, o arrepio quando nos cruzamos com grupo que já faz caminho de retorno, o encontro da Corrida com a Caminhada, o atravessar a rua (coração) da nossa vila , o ter ao meu lado o meu companheiro/amigo/ marido Pedro Esteves(que depois me abandonou, mas foi bom perceber a sua entrega pessoal- era um desafio de cada um de nós), as pessoas com as quais ia correndo ao lado (destaco um sr de 60 e tal anos com uma energia contagiante), o passar em frente ao nosso Ninho dos Corujinhas (mais uma dose de energia), o avistar a meta (e aqui uma cena engraçada, um despique entre mulheres em que eu não venci, mas foi engraçado, o dar tudo por tudo até meta...), o terminar e querer ver as minhas caras conhecidas, o terminar cansada mas muito Feliz!!! Foi mais do que um desafio, foi um Querer, Trabalhar e Concretizar...e são momentos como estes que nos fazem CRESCER FELIZES!! (durante corrida ia ouvir musica, e num certo momento é-me sussurrada uma frase de uma canção de Jorge Palma que me fez muito sentido): " Enquanto houver estrada pra andar a gente vai continuar"...












Correr na minha vila, correr em Coruche…



A minha primeira Prova acontecer na minha vila, em Coruche teve um enorme significado para mim. Correr na minha terra, percorrer espaços que nunca tinha percorrido assim, estar a participar na minha 1ºProva de 10Km… não se esquece! E há momentos desse dia que ficaram muito vivos na minha memória… o momento da Partida quase com a perninha a tremer, sem saber bem como me havia de posicionar… o percorrer cada uma das pontes, com muito significado a ponte de ligação entre as 2 margens… o silêncio misturado com som dos ténis a bater no alcatrão… o correr lado a lado com o nosso rio Sorraia… o olhar admirado de pessoas conhecidas… o passar lado do meu Sonho que se estava prestes a concretizar (e aqui com alguma dificuldade física lembro de ter pensado que ia conseguir)… o chegar à Meta, aquela sensação de finalizei é comparável a ter sido a vencedora, e fui vencedora do meu Desafio!

Lembro-me que após a prova tivemos um almoço de amigos em que o tema de conversa foi a Prova, lembro-me da euforia que senti… nessa tarde regressei a casa sozinha, sentia o meu corpo todo dorido, tomei bom banho, tomei voltaren, esfreguei voltaren, e dormi, dormi muito… e a partir dali havia 2 caminhos: regressar treinos ou não regressar! E pelo tanto que significou esta Prova para mim só podia continuar…









Refletindo, em 2020…

Após quase 2 anos de passar do Caminhar para o Correr





2018 foi o ano de tudo… a mudança da minha vida a nível profissional e consequentemente a nível pessoal, e mesmo no turbilhão da mudança começo a Correr! Para muitos mais uma “loucura” que iria passar… mas não passou… e acredito que me deu o equilíbrio necessário para o tudo  que se estava a passar à minha volta, na Corrida descobri o meu Momento, o meu espaço onde reflectia sobre tudo ou sobre nada, onde reflectia sobre os meus medos, onde chorava e ria… o meu espaço!

O que começou como uma simples brincadeira começou a fazer parte da minha rotina, comecei a querer mais, a querer superar-me, a ambicionar mais Kms, mais rapidez… e nem sempre foi fácil… há dias melhores, há dias piores… e depois há aquela teimosia que não me permite desistir (e sim há vários momentos que isso me ocorre)… eu encaro a Corrida como se encara a vida, nada se consegue sem Esforço, sem Acreditar, sem Teimosia… e o ir concretizando faz-me ir querendo mais um pouco. E o mais um pouco traduziu-se naquele momento único da Minha 1ºMeia Maratona (Meia Maratona dos Descobrimentos: 8 dezembro 2019)… eu uma anti desportista CONSEGUI correr 21Km… e quero Mais!




Porque… A CORRER SOU FELIZ!









Corrida das Pontes 2020

(inscrições:https://www.trilhoperdido.com/evento/Corrida-das-Pontes-2020)





No dia 31 de Maio realiza-se em Coruche a 16º Corrida das Pontes… as inscrições já abriram… eu vou! E recomendo a virem a Coruche participar nesta PROVA, a percorrer locais em modo campo mas também pelas ruas da vila… há uma frase que faz parte da nossa terra… CORUCHE INSPIRA, e sim a minha vila, palco da minha primeira Prova e dos treinos que realizo foi e continua a ser uma inspiração para este meu percurso como corredora muito amadora… porque há imagens que dizem mais que as palavras, deixem-se INSPIRAR!








Sem comentários:

Enviar um comentário