domingo, 16 de fevereiro de 2020

Em Corrida de marido e mulher vamos pôr a Colher??



 
Uma estreia… Love Run … 6Km…

15 de fevereiro 2020


Dia de participar numa Prova em modo casal, e foi a nossa estreia numa prova assim em que teríamos de passar a Meta ao mesmo tempo. Assumo já que não foi uma ideia que me agradou muito, normalmente quando treino com o Pedro não resulta muito bem, ele corre mais do que eu e ao procurar acompanhar o ritmo dele acabo por ficar frustrada porque não consigo, e não tem a ver com competição, tem a ver com os objetivos e com a capacidade de cada um de nós. E sim somos um casal, gostamos de correr, mas quando participamos em Provas cada um faz a sua corrida… lembro-me na minha 1ºMeia Maratona o Pedro inicialmente ponderou fazer ao meu lado, algo que eu recusei logo, pois ia ser um momento muito meu, que eu queria viver do modo que fosse capaz, e se por algum motivo não conseguisse continuar parava, e não era por ter alguém ao meu lado que me fazia continuar ou não… 


Em modo Love Run

O local:

Estádio Universitário de Lisboa, um pedaço de Natureza no meio da cidade, um local bem agradável, ainda que, a mim, menina do campo, aquele barulho dos aviões, os carros, buzinadelas, sirenes (…) me faça alguma confusão e não combine muito bem com o correr na Natureza… mas afinal estávamos a correr na Natureza dentro da cidade… ainda assim um local agradável…

O percurso:

6Km… e o pensamento de ambos foi “vamos fazer um treino !!” … o percurso repetiu-se 2 vezes… estava uma tarde de calor… e quem corre sabe que o calor duplica, triplica conforme vamos correndo… pois é! Afinal não foi apenas “como um treino” (a refletir nas conclusões)



O ambiente:

O ambiente estava bem animado, casais, amigos, famílias, crianças… era visível no rosto dos participantes e acompanhantes uma postura divertida, via-se muitos sorrisos, abracinhos, beijos… um ambiente a condizer com o espírito da Prova, em modo Love!


A prova:

16h… 3,2,1… e partem as mulheres e os solteiros… a caixa antes da partida estava uma animação, os rapazes encostados às grades a puxar pelas miúdas “ toca a correr; já te apanho…”a Partida dos homens deu-se 3 minutos depois… a nossa estratégia passou eu dar logo o meu melhor para ganharmos tempo… mas passado o primeiro Km lá estava aquela “palmadinha nas costas” de já aqui estou!! E lá pensei “ estou tramada”… e como sei que começo a ficar em stress disse para o Pedro ir indo que perto da Meta nos juntávamos, mas o teimoso não o fez, e lá foi tipo “a minha lebre”, procurei nas descidas aumentar ritmo ( mas com atenção para não cair com a cara no chão!), insisti e procurava pensar no “dar o meu melhor” pois seriam apenas 6Km… mas o “seriam apenas” não foi bem assim!





O tempo:

34:13 (tempo chip)… a um pace 5.42… podia ter sido melhor? Pode ser sempre melhor… 




Vamos lá refletir…


O participar numa Prova é sempre uma mais valia, nenhuma Prova é igual, e podemos sempre tirar aprendizagens que nos ajudarão a Crescer… há aqui alguns pontos que eu considero que não permitiram que o resultado fosse melhor, ainda que o nosso principal objetivo fosse  divertirmo-nos, e esse foi alcançado… a ter em conta:


·        O dia anterior: como era “apenas uma Prova de 6Km” (*) descuramos na parte alimentar, e jantamos fora não tendo qualquer cuidado, e não nos evitamos de comer ou beber apesar de sabermos que no dia seguinte estávamos a participar numa Prova;



·        O descanso: deitamos tarde, acordamos cedo… poucas horas de repouso… para quê? … “apenas uma Prova de 6Km” (*)



·        Os treinos: da minha parte foi uma semana em que não cumpri o plano de treinos por alguma dificuldade de organização de tempo, e apenas fiz 2 treinos de 5Km cada… mas era “apenas uma Prova de 6Km” (*)



Aprender com os erros


“Apenas uma Prova de 6Km”… pensamento totalmente errado… primeiro há que ter respeito por cada KM que fazemos, há quase 2 anos eu nem corria, por isso há que ter humildade e respeitar a Prova a que nos propomos a participar … eu sou uma corredora muito amadora e é muito importante perceber que Correr exige preparação, os treinos são fundamentais, a alimentação, o descanso… são fatores que vão permitir que o meu corpo esteja preparado para participar, seja numa Prova de 6, de 10 ou de 21Km… há algo que para mim é REGRA… eu não corro em sofrimento, Correr tem de ser algo que me dá prazer e não o contrário… aos 3Km estava com alguma dificuldade principalmente pelo calor, e também por estar sentir a pressão de querer acompanhar o Pedro e sentir que não conseguia dar mais … por isso não foi “apenas” uma Prova de 6Km… foi uma Prova para a qual eu me devia ter preparado como me preparo para outras em que tenho participado, e sim assumo que houve aqui alguma falta de humildade da minha parte … sou uma atleta muito amadora mas se quero continuar a Correr que o faça com respeito pelo Correr, pelo meu corpo, por mim… esta PROVA foi um “abanão” na hora certa e daqui tiro aprendizagens muito importantes.



Correr a Pares… não é para mim… uma coisa é sermos um casal que gosta de Correr, outra coisa é o modo como encaramos a corrida enquanto pessoas individuais que somos… e também as capacidades de cada um, isto é, não temos de nos anular apenas para fazer companhia um ao outro, aliás nas Provas há sempre tantos participantes, nunca senti que estava sozinha, e depois há aqueles momentos em que alguém puxa por nós ou vice versa, ou há um sorriso de “bora lá”… ainda assim foi uma experiência diferente em modo “namoridos”, e destaco o espirito muito In Love da Prova !!



E assim a CORRER SOU FELIZ… (*nunca é apenas uma Prova de 6KM… NÃO ESQUECER!)

Sem comentários:

Enviar um comentário