domingo, 23 de fevereiro de 2020

Não há uma sem duas: Rumo à minha 2ºMeia Maratona (EDP Meia Maratona 22 de Março 2020)


Em modo TREINOS para chegar LÁ





Porquê correr pela segunda vez uma Meia Maratona?

Quando me propus a participar pela primeira vez numa Meia Maratona fui movida por aquela curiosidade “ O que há para lá dos 10Kms”… e havia mais 11 Kms… mas havia muito mais… havia o meu Acreditar no trabalho que desenvolvi ao longo de 6meses e que me permitiu chegar ali e finalizar… foi um percurso físico mas muito emocional… o superar-me, e quando se passa a Meta é único… um dos momentos mais especiais da minha vida! E eu que apenas comecei a correr em 2018, toda vida fui uma “molengona”… eu CONSEGUI correr 21Km e terminar em modo Sorrir (sem sofrimento), e se eu consegui qualquer pessoa que treine, que acredite, vai conseguir!

“ Quando correres a 1º Meia Maratona vais querer mais”… foi um dos comentários que mais ouvi… e é verdade, há o querer novamente ter AQUELA sensação, há o querer superar mais um pouco, há o querer perceber como vai ser desta vez… por isso, pela segunda vez lá vou eu rumo à Meia Maratona!

OS TREINOS…



Tenho mantido o plano de treinos que tive durante 6meses de preparação para a 1ºMeia: 4 treinos semanais – 3ªfeira; 5ªfeira (series); sábado (30m); domingo (Longo). Mas após a participação na 1ºMeia Maratona houve alguma falta de motivação, ora o Natal, ora o Final ano… por isso tratei logo de estabelecer um grande objetivo e veio a participação na minha 2ª Meia… de qualquer modo Janeiro não foi um mês fácil e ficou marcado por uma “quebra” no plano de treinos, deixei que as DESCULPAS ganhassem algum terreno: ora chovia, ora muito trabalho, ora cansaço, ora isto, ora aquilo… e veio o “TREINO ABANÃO”





“O Treino Abanão”





No dia 18 de Fevereiro, e vindo de uma serie de treinos Não (aqueles em que não alcanças os objetivos definidos, e que acabas por não finalizar como devias), faço um treino em que tudo corre mal, cansaço, a respiração ofegante a relembrar quando comecei a correr, e acabou por ser um treino de palavrão… e tive de repensar o que se estava a passar comigo e fazer aquela questão: 


QUERES CONTINUAR A CORRER?


 Sim… então se sim é para sair da espiral de DESCULPAS e correr, e motivar-me para a Meia, e puxar por mim para chegar Lá em bom. Por isso chamo este treino de ABANÃO… foi tempo de refletir sobre o que poderia melhorar, e o principal é estimular a motivação para que tenha repercussões a nível físico e mental… dar o meu melhor só depende de mim, e sim há fatores que tenho de ter em conta:


- DESCANSO: é importante ter boas horas de sono, e sim o dia a dia é uma “loucura” mas Correr é o meu momento de “desligar” , mas é importante ter um descanso tranquilo; 


- ALIMENTAÇÃO: e este é um ponto fulcral, tenho de ter cuidado para não perder muito peso pois estou com 57 Kg e perder peso implica perder energia; e neste ponto vou procurar apoio especializado pois na verdade eu não me alimento como devia, salto várias refeições e não reponho o que perco com os treinos (** este é um ponto sobre o qual farei uma reflexão mais exaustiva nos próximos tempos); de qualquer modo já me consciencializei da importância deste ponto e da necessidade de contar com apoio;



- MOTIVAÇÃO: para mim Correr é físico mas é muito emocional, e é importante manter os níveis de motivação em alta, e isso passa por refletir sobre a importância da corrida para a minha vida… e muitas vezes precisamos de “abanões” que nos façam pesar o que realmente queremos … e há dias Não, mas há que conseguir converter em dias Sim e renovar em energia positiva, porque ACREDITAR é muito importante.



O que eu escrevi no dia do “treino Abanão”

"A galinha do vizinho é sempre melhor do que a minha"... como é que ela consegue? Mãe, namorida, mulher, profissional, atleta ( muiiito amadora)... a verdade é que para se chegar LÁ há muitos dias NÃO, e a estratégia é utiliza-los para Crescer e transformar em dias SIM... porque é que aos olhos dos outros tudo parece tão fácil? Mas, acreditem, NÃO É FÁCIL        ( mas se fosse também não seria a mesma coisa)... dou o exemplo do treino de hoje: Correu mal, sentia me cansada, desmotivada, com mais vontade de sofazar do que correr... mas isto deu me o "abanão " na hora certa: perceber o que tenho EU de mudar para chegar LÁ... daqui a 1 mês estou em cima da ponte 25 abril para participar na minha 2Meia Maratona, e vou, e vou dar o meu melhor agora e durante... hoje o TREINO foi uma ( palavrão), mas na realidade vai ser este treino que me vai dar a ENERGIA para conseguir... ACREDITAR, é a base mas tem haver esforço, reflexão, teimosia... eu vou chegar LÁ!! Seja no que for todos conseguimos mas não basta Querer ... e os meus dias também têm 24h ( ainda bem)... NUNCA desistas do que te faz FELIZ!"





Hoje fazia 21Km…




E quando fazemos um treino SIM, aqueles em que sentimos que naquele dia chegava lá? Sentimo-nos motivados, voltamos a Acreditar, adoramos aquela sensação de “ Eu sou Capaz!”… e foi o que aconteceu, a um mês da minha segunda Meia Maratona fiz 15Km… Domingo, equipada, sigo, a solo, rumo ao spot do costume… um sol luminoso que faz verdes dos campos brilharem… cenário ideal para Correr… e lá sigo eu com os 15Km como objetivo…


1Km: Vamos lá sem esticar muito (guardar energia para final)

2Km: Já começa a sentir-se o corpo quente

3Km: Continua ainda há muita estrada pela frente

4Km: Rever a semana de trabalho

5Km: Continuar a rever semana de trabalho

6Km: Foco na música

7Km: Chego à placa da Erra !! UPPI! Abastecimento e retornar

8Km: Foco na música e nas cegonhas

9Km: Cumprimento a corredor (não parece muito amador)

10Km: Toca dar corda ténis para não ser apanhada pelo corredor

11Km: Fui ultrapassada… vai a voar!

12Km: Falta muito??? Não penses nisso… continua!!

13Km: Vou parar; vou parar… Não parei! ( já falta pouco)

14Km: Já vejo a Meta!! Falta pouco  ( os ciclistas incentivam: falta pouco!!)

15Km: Correr, correr, correr… e já está!!!




E assim vou rumo à minha 2Meia Maratona… e vou chegar Lá porque vou dar o meu melhor, porque quero passar a Meta, a Sorrir, e voltar a viver a sensação de “ EU CONSEGUI!”… porque a CORRER SOU FELIZ!






2 comentários:

  1. Revejo me muito nestes pensamentos. Corro da mesma forma, também vou fazer uma meia em Maio, no douro. Força, como eu digo o mais difícil é calçar os ténis e sair de casa 😊 os treinos não são horríveis, importantes mas difíceis de superar. Força e bons treinos.
    Quanto à alimentação que tal ver o que é o paleo... Para mim é muito bom😊😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla obrigada pelas palavras e indicação… e bora Lá que sabe tão bem passar a Meta!!Boas corridas!

      Eliminar