terça-feira, 7 de abril de 2020

10 kilometros em casa: A correr por quem corre pela nossa vida todos dias!



Tal como praticamente todo o país, desde dia 16 de Março que me encontro de Quarentena na minha casa. De um dia para o outro vemos a nossa vida ficar em OFF, tudo mudou e fomos obrigados a parar, a isolar-nos… os nossos dias passaram a estar restritos aos metros quadrados da nossa casa, onde temos fazer a vida continuar, continuamos a ser pais, profissionais, namorida e a corredora (muito amadora)… tive  de me adaptar a esta nova realidade procurando manter o mais possível as rotinas, EM CASA.


 A corrida…

Antes da “prisão domiciliária” estava em preparação para a minha 2ºMeia Maratona, prevista para o dia 22 de Março que acabou por ser adiada, tal como foi os 12Km de Salvaterra de Magos, a Corridas das Pontes em Coruche , e possivelmente a Corrida das Fogueiras… provas adiadas para mais tarde, ou que possivelmente já nem se realizarão… mas eram as provas em que já estava inscrita e para as quais me iria preparar.



EM CASA… como ficam treinos?



Como moro num local ao lado de uma zona de mato sem qualquer movimentações de pessoas, e mantendo todas as medidas de segurança optei por manter os treinos e faço 3 treinos de cerca 6Km, reduzi no numero de Km de modo a “não andar ás voltinhas”, e querem saber a verdade? A motivação anda em níveis muito baixos, apesar de ser um momento muito importante para o meu equilíbrio pois permite-me ir RESPIRAR (volto a referir que é um percurso totalmente solitário sem me cruzar com ninguém), apesar disso, como não há um objetivo de me preparar para uma Prova corro com alguma desmotivação o que acaba por se refletir na minha prestação, quando não estamos bem não conseguimos que o nosso corpo responda positivamente… a cabeça e o corpo, isto anda tudo ligado!


O Desafio… Kilometros em casa



Quando vi a publicação do Evento fui logo investigar, e senti logo aquela adrenalina… UPPI uma PROVA!! E percebendo que é um evento solidário para ajudar quem está todos o dias a combater este maldito vírus que nos tirou a liberdade, nem pensei duas vezes, é para fazer inscrição, aliás é para inscrever toda família, o pai e a mãe correm e os 2 miúdos a pedalar… todos, cá em casa, A MEXER!




Para mim defini que quero fazer 10Km até porque em Maio iria participar na Corrida das Pontes na minha vila de Coruche, que em 2018 foi a minha primeira Prova, e por isso mesmo neste desafio vou correr os meus 10KM…

Inscrição feita… e até já fizemos os nossos dorsais… agora, toca a treinar…









O meu 1ºtreino para os 10Kilometros em casa





A 7 de Abril fiz o meu primeiro treino tendo em vista esta Prova, e foi a 1ºvez que fiz este percurso a correr, à volta da minha casa. Como moro numa moradia optei por fazer percurso pelo exterior da casa, e cada volta dá cerca de 50 metros. As primeiras voltas foi “experimentar” o terreno, perceber onde podia acelerar mais um pouco que foi na zona mais reta, e onde deveria ter mais cuidados para evitar lesões, sobretudo nas zonas de desnível, Foi um treino de 5Km em que o principal objetivo era perceber-me num percurso de “andar às voltas” , confesso que foi bem melhor do que o que eu esperava pois eu quando corro gosto daquela sensação de seguir em frente usufruindo do espaço, correndo mas também observando e vivenciando o que me rodeia. Aqui, confinada ao espaço em volta da casa, deixou-me inicialmente apreensiva de como o meu corpo iria reagir, se teria aquela motivação, se não seria espaço propicio a lesões. Mas finalizei o treino satisfeita, motivada, algo que não sentia há algum tempo, o que confirma que a minha motivação para correr passa muito por ter um objetivo definido, uma prova é sempre um desafio para mim que me faz querer participar e dar o meu melhor. 


Por isso a partir de agora comecei os treinos para a Prova que será no dia 19 de Abril e espero, tendo a minha família a participar, que seja uma manhã bem especial, o desporto de mãos dadas com a solidariedade!!


É com muito orgulho que participo neste desafio, é um modo de nós, nas nossas casas, combatermos este vírus, correndo contra ele e a favor de todos os que todos os dias estão na linha da frente por nós , por todos os que correm pela nossa vida! 


E assim… A CORRER SOU FELIZ!

Finalizo com imagens que valem mais que as palavras… os lugares onde vamos voltar, as sensações  que ainda vamos ter, momentos que vamos viver… porque a Liberdade vai voltar e que cada um de nós saiba Viver do modo que nos faça Feliz!
















Informações sobre o Evento

Devido à pandemia Covid -19, um grupo de amigos uniu-se, com o objetivo de criar um evento solidário, para apoiar o Hospital de S. João – Porto e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Penafiel.

Neste período de confinamento e isolamento, é fundamental dinamizar e incentivar as populações a aderir à prática desportiva e a práticas de vida saudável. Mas mais importante é apelar ao espírito solidário. Espírito este que faz parte do ADN dos praticantes que pretendemos envolver nesta iniciativa. Deste modo tu que gostas de praticar desporto, junta-te à iniciativa #KILOMETROSEMCASA.

Como participar

Cada participante pode realizar os quilómetros da prova a caminhar, a correr, a nadar, a remar ou a pedalar. É permitido a utilização de passadeiras, bicicletas, elípticas e remos para a realização da prova, pretendemos que sejas criativo, mas em segurança.

O objetivo é que faças o maior número km que consigas nas 4 horas de prova, no espaço confinado à tua residência / casa. Sendo o percurso/local para a prática da tua responsabilidade, dentro de casa, garagem, jardim, terraço, varanda, etc e respeitando as regras recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

O valor de inscrição é um donativo. Podes efetuar o donativo até às 22.00 horas, do dia 18 de Abril. Todos donativos serão entregues na sua totalidade para o Hospital de S. João – Porto e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Penafiel.

Inscrições: https://ppl.pt/covid19/kilometrosemcasa


https://www.kilometrosemcasa.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário