domingo, 8 de dezembro de 2019

A minha 1ºMeia Maratona: Do Sonhar...ao trabalhar...ao CHEGAR LÁ!




8 Dezembro 2019: Meia Maratona dos Descobrimentos



2019 fica marcado por este momento tão Especial… a primeira vez que corri 21KM, a minha 1ºMeia Maratona…

Participar numa 1ºMeia Maratona começou por um desejo que marcava os meus 40 anos, mas daqueles que nem nos atrevemos a dizer em alta voz, eu, uma corredora tão amadora como poderia ambicionar fazer 21Km?



Treinar para disciplinar…




Em junho iniciei um plano de treinos com vista a preparar-me para a Meia Maratona dos Descobrimentos a 8 de Dezembro… 7 meses de treinos… correr ao calor, ao vento, ao frio, à noite , à hora almoço, treinos de series, treinos que foram aumentando o grau de exigência pois eu estava em modo de preparação para 21Km… fui participando em provas de 10Km… e fui treinando pois um dos meus objetivos era participar na Meia mas sem sofrimento, sem ir a “arrastar-me”, e para isso era necessário preparar gradualmente o meu corpo e mente. Os treinos, e apesar de continuar a ser assumidamente uma corredora muito amadora, tornaram-me mais disciplinada, praticamente cumpri todos os treinos definidos pela “ minha querida aplicação”, e quando tal não se verificava ficava aquela sensação “ tenho de compensar”. A introdução das series trouxe-me maior resistência, no entanto, a minha maior dificuldade eram os treinos LONGOS, o que me assustava um pouco… como poderia ambicionar fazer 21KM se ao passar treinos de 10Km sentia dificuldade, sobretudo a nível mental, começava a sentir certa ansiedade que acabava por não me possibilitar ir mais além.



O treino de 15Km (30 novembro)

O treino com maior distância que fiz foi de 15Km e estava 9 dias da participação na Meia Maratona… assustador! Mas foi um treino muito importante pois percebi que o meu corpo e mente estavam preparados para chegar Lá! Deu-me a confiança que estava a precisar, sobretudo para combater a ansiedade que até aí se instalava em mim quando passava os 10Km.




A contagem decrescente começa…

Uma semana antes percebo que está quase, é um ultimar de pormenores, é um fazer retrospectiva dos treinos e como estou no momento atual, são receios (que considero normal haver), nervoso miudinho (ansiedade da boa), é o perceber que vai acontecer, que há um ano e meio eu participei  pela primeira vez numa prova de 10Km e que estava prestes a fazer 21Km, era hora de refletir sobre os meus objetivos:

- Perceber o que há para lá dos 10Km

- Participar numa prova 21Km e finalizar

- Participar com empenho mas sem sofrimento, finalizar em modo Sorrir

- Usufruir do momento sem ir com pressão de tempos

- Superar-me



Quase, quase… a véspera…

A acompanhar-me na participação da Meia Maratona tinha o meu namorido Pedro, ainda que, e como acontece em todas as provas que participamos, tínhamos definido que cada um fazia a sua prova, ao seu ritmo…


Como vivemos a cerca 1hora de Lisboa, e de modo a evitar viagem no dia da Prova, optamos por ficar num alojamento na imediações, chegamos a Lisboa na véspera com plano delineado, jantar perto e num restaurante onde pudessemos comer massa (ainda que prevaricamos um pouco na sobremesa)… demos um pequeno passeio pela zona, curiosamente estavam a colocar todas as infraestruturas … a Prova estava cada vez mais próxima… era tempo de organizar todo outfit e dormir cedinho…





8 de Dezembro 2019… a Prova


7h da matina a um Domingo !! E nem foi preciso tocar o relógio, ainda que tenha feito uma boa noite se sono, estava na hora de levantar para ter tempo com tranquilidade para o tudo antes da Prova, aproveitando que estávamos muito perto da zona de Partida…

O pequeno almoço foi nutritivo mas sem exageros, ainda bebi um pouco de água, ainda que no dia anterior tenha cumprido o beber 2l de água.

Cerca 40 minutos dirigimo-nos para zona de Partida, e observo logo aquela movimentação de dia de Prova, pessoas a fazer aquecimento, uns ritmo mais rápido, outros com mais calma, colocar dorsais, a fila “interminável” para W.C ( dos únicos pontos negativos, o numero reduzido de W.C´S). Fizemos um pequeno aquecimento com corrida em passo moderado, e seguimos para zona SEM COR onde estão aqueles que não têm tempo em Meia… ligar phones, ligar aplicação (afinal foi ligada com condição se chateasse muito que a calava)



3…2…1

10h…E começa… eu e o Pedro separamo-nos logo aqui rumo à Meia Maratona de cada um… o meu foco passa por posicionar-me numa das laterais procurando o “meu “ espaço… a partida foi complicada pois estavam muitos participantes mas a minha estratégia passa por ir com calma e não arrancar em altas velocidades, pelo perigo que isso acarreta, uma vez estão muitas pessoas no mesmo espaço e uma queda pode pôr tudo em causa, e também porque tinha 21Km pela frente não poderia logo na fase arranque gastar as energias…

E não há volta a dar, é ir, é correr… tenhamos os ténis XPTO ou não, a verdade é que temos dar” corda aos pés” e CORRER…

Estratégia

Defini comigo mesmo um ponto muito importante… se, por algum motivo, me visse incapaz de correr parava imediatamente, o desejo de chegar Lá era muito mas fazê-lo em sofrimento isso defini que não iria acontecer…

Defini também que estava ali para usufruir do Momento, divertir-me… mais importante que pace era finalizar e pela primeira vez fazer 21Km …

Defini que iria começar num pace em que me sentisse confortável, sem exagerar para conseguir correr durante toda a Prova…

Os 8Km fluíram muito bem, pace abaixo 6, e ia sentir-me realmente bem, mas sabia que o final ainda estava longe… após os 11Km entro pace 6 mas não aumentando muito…

A passo de tartaruga

Aos 16Km , pace 6.34 o pace mais alto que atingi… e sim foi um Km complicado… as pernas a pesar, olho em redor e começo a observar corredores a parar, e eu só pensava “ Não pares”, eu sabia se parasse já não conseguia retornar… entre o Km 16 e o 18Km andei uma luta entre corpo e mente, entre o cansaço físico (mas suportável) e a minha cabeça que me “gritava: CORRE”…

Bora lá que está quase

Não sei se foi da música, se foi o começar a pensar “ Está quase, sou capaz!!”, mas comecei a melhorar, aos 18Km começo a sentir o final, as lágrimas caem ela cara e começo a sentir uma alegria imensa de estar ali, de estar a viver aquele momento, de ACREDITAR que ia terminar…e o meu melhor pace, 5.36, foi registado no último KM movida por todo o ambiente, por visualizar a Meta… foi o começar a procurar a minha “ claque” e quando a mim se junta a pequena Maria Inês que me acompanhou até ao final parece que voamos, e quando ouvi o meu nome nos gritos de incentivo do meu namorido, dos amigos Patrícia, João; Bete e António foi mesmo “levantar voo” e só parar LÁ!



A minha 1ºMeia Maratona

Mais importante que tempo que demorei foi o ter participado numa prova de 21Km, eu que nunca fui desportista, eu que comecei nas corridas há cerca um ano e meio… e FINALIZEI!


A sensação quando terminei foi uma explosão de SENTIR… eu CONSEGUI… é o estar em êxtase total, num primeiro momento quase nem acreditar bem no que acabou de acontecer, mas voltando à “ Terra” é maravilhoso perceber que fui, fiz, vivi um momento único na minha vida, superei-me, acreditei, e que tudo isto aconteceu, e só foi possível, pelo meu Esforço… os meses de treinos, de trabalho, permitiram-me chegar Lá e usufruir do MOMENTO em bom…

Para mim, correr é bem mais do que físico, não é apenas aquela parte técnica que sim devemos ter em conta, mas é também muito SENTIR, é ires a correr num percurso destes em que passas o coração de Lisboa, em locais que só tinha passado de carro, e observares o tudo que te rodeia, as pessoas, os monumentos, os locais, os sons, os cheiros ( ficou retido cheiro das castanhas) … todo o percurso foi um estimulo ao Correr, o ir correr com comboios ali ao lado, o chegares Praça Comércio e avistares a emblemática árvore de Natal, os turistas que invadem Lisboa a observarem-nos e a puxarem por nós, e de vez em quando cruzamos olhares com pessoas que nos olham mesmo séria e sorriem com um sorriso que diz “ Força”… o finalizares com o Mosteiro dos Jerónimos como palco, um monumento cuja grandiosidade nos arrepia e nos faz ter um respeito enorme pelo momento que estamos a viver…

A minha 1º Meia Maratona… um momento único na minha vida, e porque somos feitos de momentos, com toda a certeza guardarei este MEU momento em mim… mais uma vez, comprovo que nada na vida se consegue sem Esforço , que temos Acreditar que vamos conseguir, que não tem mal nenhum Sonhar e concretizar porque a isso se chama VIVER!

Ainda que sinta que as minhas palavras não conseguem traduzir o que foi para mim participar na Meia Maratona dos Descobrimentos porque foi um momento com tanta vivência… de uma coisa tenho a certeza: A CORRER SOU FELIZ! Para quando a próxima??


Um obrigado à minha Claque que me recebeu na Meta ( Pedro; Bete,António Luís; Patricia, João; Maria Inês) … e para finalizar em Bom nada melhor que  à boa maneira portuguesa, na mesa, a repor Energia!


9 comentários:

  1. Muitos parabéns. Também fiz a minha primeira meia oficial ontem! Também aos 40 e quase o mesmo tempo 2:06! Ao contrário de si desleixei os treinos e sofri por isso! Para a próxima será melhor.... Boas corridas atleta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deviamos ir muito perto... mas sim treinos sao fundamentais para usufruir em BOM...parabéns tb a si...

      Eliminar
  2. Muito bom. A minha 1a meia foi em 2017, em Ílhavo. Longe do resultado, perto das 2h30m, a sensação de conseguir valeu bem mais. Foi o meu tempo mais longo. Começar com 2h08 é muito promissor. Continuação de bons treinos e corridas

    ResponderEliminar
  3. Fiquei emocionado com teu texto! Parabéns! Deus abençoe a ti o Pedro e toda família!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns! Pela prova e pelo texto.
    Agora este foi apenas um passo, a seguir vem a maratona completa e outras conquistas.

    ResponderEliminar